Consef consultoria
Avaliação de intangíveis
Abordagem
Além de marcas, intangíveis como: patentes, tecnologias, franquias, Know-how, aplicativos, algoritmos, direitos autorais, capital intelectual (patrimônio de conhecimento), etc., também podem ser objeto de avaliação, para diversas finalidades.
Considerando a amplitude do assunto e as características de cada intangível, cada caso deve ser precedido de análise prévia pela CONSEF, com vista à melhor recomendação ao interessado neste tipo de avaliação, bem como da finalidade pretendida.
"De acordo com medidas convencionais, o PIB dos EUA cresceu 5 vezes nos últimos 50 anos, mas o peso do lado tangível cresceu apenas ligeiramente. O intangível cresceu a taxas exponenciais."
Alan Greespan
Estima-se que atualmente os intangíveis representam 90% do valor dos negócios. Entretanto, nem o mercado e nem os executivos avaliam corretamente os intangíveis e, consequentemente, acabam desconhecendo os seus verdadeiros valores. Com isso, via de regra, acabam não gerenciando corretamente esses importantíssimos ativos modernos. Além disso, a avaliação do intangível de uma empresa é necessário para se conhecer o seu correto valor.
Que o diga o UBS, na aquisição do Banco Pactual, em cujo processo decisório, com certeza, o maior atrativo foram os intangíveis, principalmente o capital intelectual.
O modelo negocial divulgado pela mídia atesta essa certeza.
As empresas mais valiosas do mundo praticamente não possuem Ativos Tangíveis; mais do que nunca, estamos na era dos Intangíveis.
Gestão Integrada de Intangíveis
Mais do que nunca, estamos na era dos intangíveis. O mundo dos negócios é mais intangível do que tangível. As formas de se fazer negócios, mesmo nas empresas industriais tradicionais, transformam–se rapidamente e ganham velocidade nunca antes vista. Nesse contexto, pergunta-se:
1 – Como a gestão integrada de intangíveis pode, num cenário de incertezas e de alta competitividade, contribuir para o desenvolvimento de uma boa performance nas organizações?
2 – O que as marcas representam no contexto de gestão integrada dos intangíveis?
3 – Seriam intangíveis somente os legalmente patenteáveis? Como construir e desenvolver intangíveis relevantes?
4 – Por que os intangíveis são relevantes para a sustentabilidade de uma empresa?
5 – Como a gestão integrada de intangíveis pode agregar valor aos negócios e consequentemente um fluxo de caixa saudável?
6 – O que os valores de uma organização, que não só os monetários, representam para o mercado?
7 – Como o mercado e os stakeholders em geral, podem perceber os diferenciais intangíveis de uma organização?
8 – Como se formam os intangíveis e como se inter-relacionam?
9 – Como inovar, transformar e perenizar negócios?
10 – Quem são os agentes das inovações e transformações?
11 – Como agregar criatividade aos negócios?
12 – Como gerir negócios em mercados em que predomina o conhecimento competitivo?