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Avaliação de intangíveis

Abordagem

Além de marcas, intangíveis como: patentes, tecnologias, franquias, Know-how, aplicativos, algoritmos, direitos autorais, capital intelectual (patrimônio de conhecimento), etc., também podem ser objeto de avaliação, para diversas finalidades.

Considerando a amplitude do assunto e as características de cada intangível, cada caso deve ser precedido de análise prévia pela CONSEF, com vista à melhor recomendação ao interessado neste tipo de avaliação, bem como da finalidade pretendida.

"De acordo com medidas convencionais, o PIB dos EUA cresceu 5 vezes nos últimos 50 anos, mas o peso do lado tangível cresceu apenas ligeiramente. O intangível cresceu a taxas exponenciais."

Alan Greespan

Estima-se que atualmente os intangíveis representam 90% do valor dos negócios. Entretanto, nem o mercado e nem os executivos avaliam corretamente os intangíveis e, conseqüentemente, acabam desconhecendo os seus verdadeiros valores. Com isso, via de regra, acabam não gerenciando corretamente esses importantíssimos ativos modernos. Além disso, a avaliação do intangível de uma empresa é necessário para se conhecer o seu correto valor.

Que o diga o UBS, na aquisição do Banco Pactual, em cujo processo decisório, com certeza, o maior atrativo foram os intangíveis, principalmente o capital intelectual.
O modelo negocial divulgado pela mídia atesta essa certeza.

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